Blockchain R3 Corda: segurança para seus pagamentos instantâneos

Pessoa digitando em teclado de notebook com ilustração de um gráfico financeiro

Tecnologia foi desenvolvida para solucionar desafios do setor financeiro

 

Você já parou para pensar sobre como as inovações estão integradas ao nosso dia a dia? Celulares, computadores e outros equipamentos já conectados à internet mudaram a forma como fazemos muitas coisas.

 

Para que isso funcione corretamente e a tecnologia continue avançando, há uma importante atividade nos bastidores, que é garantir a segurança de todas as operações. Afinal, paralelamente ao desenvolvimento, cresceram os desafios para proteger as informações.

 

Essa área também demonstrou progresso considerável. De antivírus a redes particulares, há muita gente trabalhando para evitar fraudes em plataformas que utilizamos corriqueiramente, como redes sociais e aplicativos bancários. E a atual corrida pela segurança tem uma nova etapa: a tecnologia blockchain.

 

Colaboração, segurança e inovação

 

O principal objetivo da tecnologia blockchain é trazer mais colaboração e transparência para qualquer processo que envolva transferências entre duas ou mais partes. Mais do que uma camada adicional de segurança, a tecnologia blockchain é uma opção eficiente para quem procura sistemas antifraudes e sem vulnerabilidade.

 

Dentre muitos setores que atuam com essa inovação está o de pagamentos instantâneos. Por isso, nós, da BluPay, elaboramos este post com mais detalhes para você entender a tecnologia e sua participação em soluções disruptivas de pagamentos. Dividimos o post em:

 

  • Por que a tecnologia blockchain é segura?
  • Blockchain Corda e o setor financeiro;
  • Pagamentos com mais segurança.

 

Por que a tecnologia blockchain é segura?

 

Pense em um edifício com 10 pessoas. O morador do apartamento “a” decide que a retirada do lixo não precisa mais ser às segundas, e deveria mudar para as quintas-feiras. Ele avisa o morador do apartamento “b”, que entende como uma ótima sugestão. Apesar disso, a ação só terá validade se os outros oito vizinhos concordarem, correto? Este é um bom exercício para explicar como também funcionam as confirmações em blockchain.

 

As informações adicionadas à “cadeia de blocos” como transferências financeiras ou registros de contratos , são compartilhadas com os computadores de todos os participantes (os “vizinhos” na rede). As operações são realizadas apenas quando houver a compreensão coletiva de que são legítimas.

 

Então, por que este sistema é mais seguro?

 

Quando o integrante “a” resolve compartilhar qualquer valor com o integrante “b”, todos os outros são responsáveis por validar se aquele saldo está realmente disponível. Com a aprovação, os detalhes da transação são armazenados em um bloco, autorizando aquela atividade.

 

Este formato traz segurança para as movimentações financeiras por três motivos principais:

 

  1. Torna-se inviável “enganar” a rede na tentativa de transferir saldos inexistentes ou não autorizados pelos participantes;

 

  1. Os registros em cada bloco são únicos e imutáveis, isto é, não podem mais sofrer alterações;

 

  1. A atualização acontece em tempo real e as operações podem ser auditadas e rastreadas a qualquer momento.

 

A tecnologia blockchain possibilita um sistema seguro e antifraude para quem a utiliza.

 

Blockchain Corda e o setor financeiro

 

Cada blockchain tem suas propriedades e diferenças. Elas podem ser públicas ou particulares e têm versatilidade para atuação em diversos segmentos. Rotinas administrativas, como o gerenciamento das etapas em logística ou cadeia de suprimentos, ou em cartórios, a partir de registros de imóveis, são apenas algumas das muitas tarefas que se beneficiam desta tecnologia.

 

Empresas do setor financeiro estão entre as que foram mais impactadas pelas possibilidades dessa inovação. Autenticidade, segurança e agilidade são úteis em qualquer área, mas são ainda mais necessárias em transferências monetárias. O desenvolvimento de soluções com a tecnologia blockchain específicas ao segmento era questão de tempo.

 

Por que a R3 Corda é a principal tecnologia blockchain para o ecossistema de finanças?

 

A R3, multinacional norte-americana com escritórios em diversos países, incluindo o Brasil, identificou uma demanda do setor financeiro: utilizar as possibilidades da tecnologia blockchain, sem abrir mão da confidencialidade no compartilhamento de informações. Então, a R3 lançou o Corda, inovação elaborada especificamente para o segmento.

 

Com o Corda, as operações continuam validadas pela rede, mas os detalhes são compartilhados apenas com quem é parte delas, evitando ruído na comunicação entre outros integrantes. Também é possível agendar datas específicas ou prazo máximo para a realização das ações.

 

A tecnologia trouxe um misto de velocidade, agilidade, privacidade e rastreabilidade. Instituições do segmento perceberam aí uma ótima oportunidade para atuar com blockchain.

 

Pagamentos com mais segurança

 

Os brasileiros poderão utilizar o sistema de pagamentos instantâneos a partir de novembro deste ano. O PIX, novo sistema do Banco Central do Brasil (leia mais no blog), possibilitará a implementação da inovação e de movimentações financeiras com mais rapidez e economia.

 

E como será a segurança dos pagamentos instantâneos? Apesar das diversas ferramentas estruturadas ou em desenvolvimento no setor, a tecnologia blockchain proporciona muito mais segurança e rastreabilidade nas operações.

 

Vazamento de informações e fraudes podem resultar em consideráveis prejuízos para pessoas e empresas, e é necessário contar com um sistema seguro, como a tecnologia blockchain, ao fazer e receber pagamentos.

 

Preciso ser um especialista em blockchain para utilizá-la ao fazer pagamentos?

 

De forma alguma. Fintechs e empresas, como a BluPay, contam com desenvolvedores e profissionais especializados para elaborar soluções amigáveis ao público. O resultado esperado é que pagar e receber fique cada vez mais fácil.

 

É interessante notar que entusiastas da tecnologia blockchain e dos pagamentos instantâneos compartilham objetivos parecidos: mais participação e colaboração, menos monopólio de informações.

 

As inovadoras soluções da BluPay são elaboradas com o Corda, reforçando a segurança dos pagamentos instantâneos realizados na rede. Somos parceiros homologados pela R3 e estamos em um ecossistema internacional com mais de 200 empresas. A R3 procura players em diversos países para o impulsionamento de novos projetos, proporcionando um forte apoio institucional e trazendo mais interessados em inovar.

 

Venha saber mais sobre uma nova forma de fazer e receber pagamentos. Fale com a BluPay: https://blupay.com.br/