Razões para otimizar a experiência digital dos seus clientes

homem-colando-post-its-em-lousa-e-vendo-desenhos-de-aplicativos

Compreender o público é importante no desenvolvimento de soluções eficientes

 

Há algumas décadas, os clientes tinham poucas oportunidades para expressar suas opiniões sobre produtos e serviços. Empresas estabeleciam o planejamento e apenas comunicavam seus consumidores que, mesmo se quisessem solicitar novas cores, funcionalidades, horários de atendimento ou preços, quase nada poderiam fazer.

 

A velocidade das conexões, as redes sociais e o compartilhamento expressivo de informações mudou consideravelmente o cenário. Hoje, são as pessoas que expõem suas preferências e influenciam as ações corporativas. Com o apoio de pesquisas para entender os consumidores, as empresas proporcionam opções mais personalizadas ao público.

 

Há ainda uma forte atuação para defender os clientes e divulgar suas exigências e contestações. Instituições como o Reclame Aqui, o Procon e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), e serviços como o Consumidor.gov.br, fiscalizam diferentes setores, com o objetivo de compartilhar informações e resolver conflitos.

 

No contexto dos produtos digitais, as reivindicações são ainda mais intensas, com ferramentas que impulsionam a interatividade e possibilitam o feedback em tempo real. Opiniões em sites e blogs, pesquisas sobre a avaliação de lojas, e comentários em redes sociais corporativas e de influenciadores digitais são subsídios para os clientes antes da compra. Empresas que não se adaptarem perderão espaço nesse cenário tão competitivo.

 

Neste post, a BluPay compartilha alguns motivos para você otimizar a experiência digital dos clientes, informações sobre como a área é importante para o desenvolvimento de soluções de pagamentos e sugestões para entender melhor a sua audiência. Os temas do post são:

 

  • Mundo digital: a era da facilidade;
  • Pagamentos digitais e a experiência do cliente;
  • Ferramentas para compreender o público.

 

Mundo digital: a era da facilidade

 

Sabe quando acessamos um site e rapidamente encontramos as informações que precisamos? Após apenas alguns cliques, estão lá o telefone, o e-mail e os detalhes sobre os serviços. Logo na primeira impressão, entendemos que a comunicação com a empresa começou bem.

 

Os clientes querem opções fáceis e ágeis para a navegação. Se um aplicativo é lento ou não tem um layout intuitivo, talvez permaneça pouco nos smartphones.

 

Há profissionais especializados em facilitar esse processo para os consumidores. Os UX designers (em português, desenhistas de experiência do usuário) investem tempo para pesquisar, entrevistar e compreender os interesses e as dúvidas do público, compilando as emoções dos usuários e traduzindo-as em informação.

 

Dentro dessa ampla área há profissionais ainda mais segmentados, como os UI designers (em português, desenhistas de interface do usuário). Enquanto a equipe de UX design coleta detalhes sobre os consumidores, o time de UI design transforma os resultados das pesquisas em telas, aplicativos e sites, proporcionando uma navegação simples e otimizada. São eles os responsáveis pela interatividade do cliente com os produtos.

 

Melhore a experiência digital dos seus clientes

 

Contar com plataformas intuitivas e amigáveis para os usuários (em inglês, user friendly) é fundamental na melhoria da experiência digital. Veja alguns pontos de atenção na elaboração da sua estratégia:

 

1) Velocidade: 40% do público abandona um site se o carregamento da página demora mais de 3 segundos;

 

2) Relacionamento: otimizar a experiência pode impulsionar o interesse e o engajamento dos clientes;

 

3) Concorrência: uma estratégia que não considere a usabilidade resultará em consumidores insatisfeitos e na migração para outras empresas.

 

São informações que mostram como a experiência digital pode fazer a diferença nas operações e influenciar o aumento das vendas.

 

Pagamentos digitais e a experiência do cliente

 

Você já deve ter percebido como a ação de fazer e receber pagamentos muda cada vez mais. A tecnologia dos pagamentos digitais continua trazendo novos e modernos formatos para facilitar as operações financeiras, e os resultados são as muitas opções disponíveis, como internet banking, aplicativos mobile e pagamentos por aproximação.

 

Notoriamente, as possibilidades ampliaram as exigências dos usuários, interessados em maneiras mais atualizadas para lidar com suas contas e compras. De pequenas lojas ao comércio eletrônico, a experiência, a integração e a segurança digital dos clientes devem ser consideradas por quem vende.

 

Novas tecnologias para o sistema financeiro

 

O setor se prepara para inovações como o PIX, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, e o Open Banking, um conjunto de tecnologias que vão simplificar a comunicação e as operações entre empresas do ecossistema financeiro.

 

E como isso pode impactar o nosso dia a dia? Uma pesquisa do Ibope, solicitada por uma instituição financeira, informou que 46% dos entrevistados estão utilizando os produtos digitais disponibilizados por bancos com mais frequência, durante o isolamento social. Estima-se que o aumento na adesão permaneça após a quarentena, impulsionando o segmento.

 

Os bons resultados dos pagamentos digitais dependem também da experiência dos clientes, que esperam opções mais rápidas, inovadoras e econômicas.

 

Ferramentas para compreender o público

 

Uma das melhores maneiras de desenvolver uma estratégia eficiente de experiências digitais é entender o cliente. O consumidor conectado (intitulado por alguns como consumidor 4.0) pesquisa, se informa e pode ser mais crítico ou colaborativo, dependendo do relacionamento estabelecido com as empresas. Essa audiência sabe da importância de suas opiniões e em muitos momentos está disposta a contribuir.

 

Incentive pesquisas e utilize as oportunidades de interação para saber se o problema do seu cliente foi solucionado e, se não foi, para aprender como poderia ter sido resolvido.

 

É interessante desenvolver opções ágeis para o atendimento online, fomentando a facilidade e evitando a frustração do público. Frequentemente, faça validações nas etapas de navegação de seu site, aplicativo e plataformas para compreender quais pontos devem ser melhorados. Lembre-se que a empatia com o consumidor trará soluções mais personalizadas e eficientes.

 

Aqui na BluPay, elaboramos nossos produtos para proporcionar uma ótima experiência de pagamento aos clientes. São sistemas que possibilitam uma nova forma de fazer e receber pagamentos, com mais velocidade, economia e segurança. Saiba mais: https://blupay.com.br/