Vantagens da carteira digital de pagamentos para empresas

pessoa-com-smartphone-ao-lado-de-notebook-e-pastas

Formatos de carteiras digitais de pagamentos e plataformas de benefícios trazem agilidade e versatilidade para as empresas

 

Tempo estimado de leitura: 2 minutos.

 

As carteiras digitais estão em alta no ecossistema de pagamentos do Brasil. O país conta com cerca de 600 carteiras digitais, levando essa forma de fazer e receber pagamentos para o dia a dia dos brasileiros.

 

Para as empresas, contar com as funcionalidades de uma carteira digital traz muitas vantagens, como a autonomia para realizar cobranças e a manutenção de mais clientes e colaboradores em um mesmo ambiente de pagamentos.

 

Neste post, compartilhamos mais informações sobre como as empresas podem utilizar carteiras digitais e plataformas de benefícios para ampliar suas operações.

 

Carteira digital de pagamentos: quais as principais funcionalidades?

 

O formato se consolida como um dos principais quando o tema são os pagamentos: no ano de 2020, mais de 85% dos pagamentos em aplicativos foram realizados por meio de carteiras digitais. A pesquisa, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mostra como essa modalidade se destaca no país.

 

Essas plataformas podem ter diferentes funcionalidades, adaptadas ao planejamento e à área de atuação das instituições. Algumas das mais comuns são:

 

  • Pagamentos;
  • Cobranças;
  • Recargas;
  • Transferências.

 

O ecossistema, formado por consumidores, funcionários e comerciantes, realiza diferentes movimentações financeiras na carteira digital, otimizando etapas de cobranças e pagamentos.


Ao contar com uma carteira digital, empresas comunicam aos clientes que estão atualizadas, proporcionando cobranças e pagamentos mais ágeis e conectados.

Contar com uma carteira digital pode trazer vantagens para a sua empresa

Operações com a carteira digital para empresas

 

Pela versatilidade das operações disponíveis, as carteiras digitais são úteis em diferentes cenários. Os principais modelos de negócios estão classificados como arranjo fechado (também intitulado “closed loop”) e arranjo aberto. Confira abaixo algumas das principais características de cada um.

 

Arranjo fechado: nesse formato, créditos e benefícios são disponibilizados para clientes ou colaboradores da empresa, que podem utilizá-los entre si ou em uma rede credenciada de estabelecimentos. Esses players participam do mesmo ecossistema de pagamentos, mantendo as quantias na plataforma estabelecida pela carteira digital.

 

Um cenário de utilização do arranjo fechado é o de benefícios para funcionários, como o vale-refeição. A partir do saldo disponível, colaboradores de uma empresa conseguem gerenciar e utilizar os créditos com a carteira digital. A digitalização das atividades facilita a conciliação de pagamentos e agiliza as movimentações.

 

Arranjo aberto: nessa modalidade, a carteira digital amplia sua versatilidade e o saldo pode ser utilizado na compra de produtos e serviços em mais estabelecimentos. 

 

Pode ser interessante para empresas que queiram disponibilizar mais opções aos seus clientes. A carteira digital otimiza ações como descontos, cashback e pontos, para que o público tenha interesse em utilizar a ferramenta em seu dia a dia.

 

As empresas devem entender qual formato de carteira digital é mais interessante para os seus objetivos e áreas de atuação.

Empresas podem ter mais versatilidade e autonomia com as carteiras digitais

Apenas bancos ou fintechs podem ter uma carteira digital de pagamentos?

 

Não. A versatilidade das carteiras digitais para empresas é útil em diferentes setores. Com a popularização dos pagamentos digitais, essa modalidade traz vantagens a segmentos como o de alimentação, benefícios para funcionários, combustíveis e tantos outros.

 

Minha empresa precisa de muitos investimentos em tecnologia para ter uma carteira digital?

 

Também não, desde que você conte com a parceria de uma instituição com experiência no tema. Dessa maneira, sua empresa poderá utilizar ambientes de carteira digital já desenvolvidos, adaptando-os para suas operações.

 

Esse formato, classificado como “white label” e comum em segmentos como o de cartões de crédito, está disponível na área de carteiras digitais. Empresas de tecnologia no setor de pagamentos, como a BluPay, elaboram soluções de carteira digital para empresas, que têm as vantagens da modalidade sem precisar de um amplo investimento em infraestrutura.

 

A BluPay é uma empresa de soluções de pagamentos, com tecnologia e sistemas para a estruturação de carteiras digitais e plataformas de benefícios. São carteiras digitais com a segurança da tecnologia blockchain. Fale com a BluPay e saiba mais: info@blupay.com.br.