MATERIAL ESCOLAR!

Desenvolvido para a prefeitura de São Paulo utilizando o serviço de carteira digital da BluPay para a disponibilização do benefício aos cidadãos.

MATERIAL ESCOLAR!

Desenvolvido para a prefeitura de São Paulo utilizando o serviço de carteira digital da BluPay para a disponibilização do benefício aos cidadãos.

Baixe o aplicativo BluPay e cadastre-se!

É muito simples se cadastrar no aplicativo BluPay, confira o vídeo.

Baixe e instale o aplicativo BluPay no seu celular. Com o aplicativo, você compra o material escolar nas lojas cadastradas.

Para baixar o aplicativo em celulares com Android (Google):

Para baixar o aplicativo em celulares com iOS (Apple):

  Manual de cadastro

Para baixar o aplicativo em celulares com Android (Google):

Para baixar o aplicativo em celulares com iOS (Apple):

Facilidade para você

Seu aplicativo nota 10 para a compra de material escolar!

A tarefa de comprar o material escolar está mais fácil. Com o aplicativo BluPay, pais e responsáveis por alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (SP) compram cadernos, lápis, canetas, estojos e muito mais nas lojas parceiras. Baixe o aplicativo e faça o cadastro!

O que é o aplicativo BluPay?

É um aplicativo desenvolvido pela empresa BluPay em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, para a compra de material escolar nas lojas cadastradas. O aplicativo BluPay está disponível para pais e responsáveis por mais de 1 milhão de alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (SP).

Muitos benefícios

Comprar o material escolar com o aplicativo BluPay tem muitas vantagens.

Você escolhe

São muitas lojas cadastradas e você escolhe onde comprar o material escolar.

Kit completo

Compre cadernos, canetas, réguas, borrachas e muito mais.

Facilidade

As compras são feitas diretamente no celular, sem dinheiro em espécie.

Um só cadastro

Pais e responsáveis por mais de um aluno precisam de apenas um cadastro no aplicativo.

Canais de atendimento

Dúvidas sobre o aplicativo

Precisa de ajuda para baixar o aplicativo, fazer o cadastro ou utilizar o aplicativo?

É só ligar para 0800 702 9528
Horário de atendimento: 08:00 às 18:00
E-mail: suporte@blupay.com.br

 

Dúvidas sobre o benefício

Quer mais informações sobre o benefício do material escolar?

Visite o Portal do Material Escolar:
https://portalmaterialescolar.sme.prefeitura.sp.gov.br/familia

FAQ

Perguntas frequentes

A Secretaria Municipal de Educação (SME) implementou inovações no Programa Material Escolar e, a partir de 2021, disponibiliza o valor referente ao kit material escolar do aluno em forma de benefício no aplicativo de pagamento BluPay. Assim, o responsável poderá escolher com autonomia o material que é realmente necessário para o ano letivo do aluno.

Além disso, a nova forma de aquisição do material escolar funciona como uma estratégia para fomentar a economia local, por meio do incentivo ao cadastramento de papelarias de diversas regiões do município.
A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou a lista dos materiais obrigatórios por etapa e série. Com essa informação, as famílias estarão livres para escolher os itens de que o aluno realmente precisa. Por exemplo: uma tesoura usada no ano anterior pode servir ainda para o ano seguinte e não precisa ser comprada. O responsável também poderá optar por marcas/modelo/cor de material que tenham afinidade com a personalidade do aluno.

As únicas regras são:
- Os itens precisam fazer parte da lista de materiais exigidos pela Secretaria Municipal de Educação.
- Os itens devem atender aos requisitos de segurança e demais especificações técnicas exigidas.
Na primeira etapa, o responsável pelo aluno com os dados de cadastro completos receberá um e-mail onde será informado o valor do benefício, orientações para baixar o aplicativo no celular e senha para realizar suas compras. Se os dados do responsável não estiverem completos, ele deve fazer a atualização diretamente na escola ou na internet no endereço atualizacaocadastral.sme.prefeitura.sp.gov.br .

O aplicativo BluPay é gratuito e está disponível nos sistemas Android e iOS.
Para receber o e-mail da primeira etapa, é necessário que os dados do responsável estejam completos e atualizados no cadastro do aluno. Se não estiverem, ele deve fazer a atualização diretamente na escola ou na internet em atualizacaocadastral.sme.prefeitura.sp.gov.br . Confira sua caixa de spam e caso não tenha mesmo recebido o e-mail, com as informações do benefício, entre em contato com a prefeitura de São Paulo através do telefone 156 ou vá até a escola para confirmar o CPF do responsável pelo aluno cadastrado no sistema Escola Online – EOL (o mesmo utilizado para a matrícula). Vale lembrar: existe apenas 1 responsável por aluno matriculado.
Apenas o responsável pelo aluno que esteja com os dados completos no cadastro da Secretaria Municipal de Educação conseguirá usar o aplicativo BluPay. Se não estiverem, ele deve fazer a atualização diretamente na escola ou na internet em atualizacaocadastral.sme.prefeitura.sp.gov.br .
  1. Baixe o aplicativo BluPay no celular, disponível nas plataformas Google Play e Apple Store.
  2. Abra o aplicativo, analise os termos de uso, caso concorde, aceite e clique em “Cidadão”.
  3. Digite o CPF do responsável que consta no cadastro do estudante e clique em “Próximo”.
  4. Selecione a forma de recebimento do código de confirmação, que pode ser e-mail ou mensagem de texto no celular. (Caso o usuário tenha apenas um meio de contato no sistema da Prefeitura, só aparecerá essa opção no aplicativo.)
  5. Após essa etapa, você receberá um código de confirmação por e-mail ou mensagem de texto no celular.
  6. Digite o código de confirmação enviado por e-mail ou mensagem de texto no celular. Depois, clique em “Próximo”.
  7. Crie uma senha para o uso do aplicativo BluPay.
  8. Siga as orientações do aplicativo para fotografar seu rosto e assim garantir a autenticidade (Você conseguirá avançar com o cadastro mesmo sem tirar essa foto).
  9. O aplicativo solicitará uma foto de um documento de identidade com foto (Você conseguirá avançar com o cadastro mesmo sem tirar essa foto).
  10. Cadastro pronto! Você será redirecionado para a tela principal do aplicativo, onde poderá visualizar algumas informações, tais como: saldo, data de validade do benefício e QR Code.
Obs: Caso você decida na primeira etapa de cadastramento não enviar as fotos do rosto e do documento, aparecerá um aviso no aplicativo pedindo para que esses passos sejam realizados.

O auxílio só é liberado com todas as etapas de cadastramento realizadas (incluindo as fotos do rosto e do documento).

No portal material escolar da BluPay você encontra o manual detalhado para uso do aplicativo: https://blupay.com.br/materialescolar

Você poderá buscar outras informações e tirar dúvidas pelo SAC BluPay: 0800 702 9528. A ligação é gratuita.

As lojas já cadastradas podem ser consultadas no Portal do Material Escolar. O processo de credenciamento é permanente e, a qualquer momento, podem ingressar novos estabelecimentos autorizados para vender o material escolar.

Faça a consulta das lojas mais próximas e acompanhe as atualizações no site:
https://portalmaterialescolar.sme.prefeitura.sp.gov.br/
O responsável deverá ir a qualquer loja credenciada, selecionar os itens do material escolar e apresentar, no ato do pagamento, o QR Code de pagamento no aplicativo BluPay com o benefício do auxílio e mais um documento de identidade com foto.
O aplicativo BluPay utiliza a base de dados encaminhada pela Secretaria Municipal de Educação. Se o CPF apontado pelo responsável do aluno não for o mesmo que consta no cadastro do estudante, o aplicativo não irá liberar a próxima etapa do cadastro.

Se for preciso completar ou mudar os dados do responsável pelo aluno, faça a atualização em atualizacaocadastral.sme.prefeitura.sp.gov.br ou diretamente na secretaria da escola.

Você poderá buscar outras informações e tirar dúvidas no Porta do Material Escolar (portalmaterialescolar.sme.prefeitura.sp.gov.br) pelo telefone da prefeitura de São Paulo, através do telefone 156.
O valor varia de acordo com a etapa escolar e série do aluno.

Educação Infantil
Berçário I e II: R$ 33,40
Mini-grupo I e II: R$ 79,84
Infantil I e II: R$ 122,86

Ensino Fundamental
Ciclo de Alfabetização: R$ 135,96
Ciclo Interdisciplinar: R$ 178,41  
Ciclo Autoral: R$ 135,65

Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos: R$122,10.
Sim. Os estabelecimentos credenciados fornecerão os materiais, sem ultrapassar os valores máximos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação para cada etapa de ensino, atendendo o padrão de qualidade e especificações técnicas.
Será creditada a soma do benefício de material escolar de cada aluno. Por exemplo: se você for responsável por um aluno do Infantil I (R$122,86) e um aluno do Ciclo de Alfabetização (R$135,96), o valor do benefício no seu aplicativo BluPay será de R$258,82.
Basta se dirigir a um estabelecimento credenciado, com o e-mail recebido da primeira etapa com um documento de identificação em mãos. Durante o processo de pagamento o estabelecimento irá confirmar a identidade do responsável e irá fazer a leitura do QR code no aplicativo ou ponto de venda. Ai é só digitar a senha recebida no e-mail da primeira etapa e pronto.
O responsável poderá usar o total do benefício e pagar a diferença pelo meio que desejar, conforme as regras do estabelecimento. O valor da diferença da compra é de total responsabilidade do comprador.
Não. O saldo estará disponível para os responsáveis até o dia 31/10/2021. A família poderá adquirir os itens de material escolar de que realmente precisam, em qualquer loja credenciada, durante esse período. Se for preciso usar o benefício em mais de uma loja, ou deixar para comprar algum item mais tarde, também é possível. Basta ficar atento ao prazo final.
Não. O benefício do material escolar é individual, calculado por aluno, e só pode ser utilizado para compra de material escolar listado para a etapa e série que ele pertence.
Todas as crianças e estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo que estejam matriculados até 1º de abril de 2021.
É obrigatório que as lojas cadastradas só vendam com o benefício os itens da lista de materiais determinados pela Secretaria Municipal de Ensino.

As escolas também ajudarão às famílias sobre o Programa Material Escolar, além de observar a regularidade dos materiais dos alunos. Constatada a ausência de material, a escola poderá abrir um chamado para apuração junto à Secretaria Municipal de Educação para saber se o benefício foi utilizado ou não.
Totalmente seguro. Ele utiliza diversas tecnologias de identificação e níveis de segurança, que garantem que o responsável pelo aluno é quem está usando o valor do benefício nas lojas credenciadas. Todas as movimentações realizadas no aplicativo são registradas e podem ser consultadas a qualquer momento.
Um representante da loja deverá acessar e preencher o Formulário de Inscrição no Portal do Material Escolar: https://portalmaterialescolar.sme.prefeitura.sp.gov.br/fornecedor

No formulário deverá ser indicado o(os) item(ns) que pretende comercializar.
Se forem dúvidas gerais sobre o Programa Auxílio Material Escolar, deve ser acionada a central de atendimento da prefeitura de São Paulo pelo telefone 156. Se for sobre o cadastro do responsável, entrar em atualizacaocadastral.sme.prefeitura.sp.gov.br ou ir até a escola do aluno.

Caso o problema ou dúvida seja na utilização do aplicativo desenvolvido pela BluPay, entrar em contato com o SAC: 0800 702 9528. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Nos feriados e finais de semana não haverá atendimento.
Como os estabelecimentos credenciados para venda do material escolar precisam confirmar a identidade do responsável (por meio da apresentação de um documento), não se faz necessário a funcionalidade de bloqueio de senha ou Código QR.
Não. O Código QR é único para cada beneficiário.
Caso haja alguma suspeita de fraude, deve ser aberto um chamado no nosso SAC: 0800 702 9528, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A BluPay é responsável por disponibilizar todas as informações para que a prefeitura possa realizar as devidas análises.

Nos feriados e finais de semana não haverá atendimento do SAC.
Caso não seja reconhecida uma transação, deve ser aberto um chamado no nosso SAC: 0800 702 9528, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A BluPay é responsável por disponibilizar todas as informações para que a prefeitura possa realizar as devidas análises.

Nos feriados e finais de semana não haverá atendimento.